Buscar
  • construcorreformas

Tubulações elétricas e hidráulicas aparecendo. Já pensou?


Muito se fala da decoração industrial e dentre suas peculiaridades, está o uso de canos e tubulações hidráulicas e elétricas aparentes. Não esconder essas instalações é, além de muito bonito, prático também. A releitura atual do estilo industrial traz também o uso de tijolos aparentes e concreto, e essa mistura cria um visual muito original para sua casa. Utilizar tubulações aparente é uma maneira de incluir um pouco do estilo industrial na decoração e, além de aportar um visual bonito e moderno para os espaços, também trazem algumas vantagens para sua obra. Mas não se esqueça: para o sonho não virar pesadelo é necessário a contratação de mão de obra especializada. Entre em contato com a CONSTRUCOR para informações como custo e prazo (contato.construcor@gmail.com)

Confira algumas dicas e adote essa verdadeira obra de arte dentro de casa.

Vantagens

Acredite, deixar os canos e tubos aparentes tem muitas vantagens para sua obra como, por exemplo, redução de custos com material, já que se reduz consideravelmente o fato de não precisar ocultar a tubulação com falsos tetos ou gesso. Além disso, para solucionar um problema ou fazer a manutenção, também fica mais simples, afinal você não precisará passar pelo transtorno de quebrar paredes. Utilizar tubulações aparente vai além de ser apenas um recurso econômico e prático aplicado para organizar a parte elétrica da casa, esse sistema também colabora para criar uma decoração bonita e cheia de personalidade. Depois de instaladas as tubulações passam a fazer parte da decoração da casa criando desenhos e detalhes originais que se destacam no ambiente. Apesar de ser um recurso típico do estilo industrial, de atmosfera mais despojada e urbanista, as tubulações aparentes ficam igualmente interessantes quando são harmonizadas com estilos clássicos, sérios e sofisticados.

Fatores a considerar

Para manter a tubulação sempre em dia, você precisará se dedicar um pouco mais na limpeza, afinal, a poeira é visível e fica impregnada nos canos. Fazer uma revisão periódica também é importante para manter os tubos e canos sempre em ordem. Dependendo do projeto e da escolha dos materiais que serão utilizados, o uso da tubulação aparente também pode se tornar mais cara. Um mão de obra especializada é fundamental, afinal, nada ficará escondido.

Quando optamos por manter a tubulação aparente é muito importante contar com um bom projeto elétrico e equipe de execução. Isso porque os pontos de tomadas, interruptores e terminações devem estar previstos em questão de posições e quantidades dentro de cada cômodo. A instalação deve ser feita de maneira primorosa levando em conta a estética e a técnica para que os desenhos e o alinhamento dos tubos nas paredes fique bonito e harmonioso. Outro fator importante é manter a fiação de telefone e internet separadas da fiação elétrica, em tubos paralelos, dessa forma a manutenção nos fios desses aparelhos se torna mais fácil e prática quando necessária.

Onde podem ser aplicados

Os canos à mostra são indicados para todos os ambientes da sua casa, podem ser explorados no banheiro, na sala, cozinha, aparecem também e dão um ar super descolado no escritório, por exemplo. Também podem ser pintados ou não. A escolha da cor dependerá muito do projeto de decoração, quem acha o ferro rústico demais pode pintar o cano da cor de sua preferência.

Agilidade e economia

Optar por manter as tubulações elétricas aparente permite agilizar a obra e economizar em alguns pontos. Com esse recurso não é necessário criar aberturas na alvenaria para incluir toda a parte elétrica do imóvel, o que torna o processo mais rápido. Com isso garantimos também uma economia em mão de obra e em alguns tipos de materiais como por exemplo em tetos falsos, já que não será necessário esconder a tubulação através de drywall, gesso ou qualquer outro tipo de cobertura.

Cuidados

Deve-se tomar cuidado com pontos sujeitos a alto aquecimento por onde passam tubulações de PVC de água fria, como aquecedores, chaminés, ou com cruzamentos de canos que levam água quente. Cruzamentos com tubulações metálicas de água quente, quando mal feitos ou mal isolados podem estragar a tubulação de água fria e causar vazamento no local. Para colunas de incêndio (geralmente em prédios comerciais ou edifícios de apartamentos), e demais tipos de instalações de proteção contra fogo, não devem ser instaladas tubulações de PVC rígido, pois em caso de incêndio, podem não resistir à alta temperatura.

Tipos de materiais que podem ser usados

Mais de um material pode ser utilizado para instalações hidráulicas, sejam elas de água quente ou fria. Os tubos de pvc, por exemplo, também podem ser usados expostos e eles levam a vantagem de serem isentos de corrosão, mas eles não são recomendados para escoar água quente. Os canos de ferro, particularmente, são mais bonitos e apresentam alta resistência mecânica quando novos, porém são mais caros e sujeitos à corrosão com o passar do tempo. Canos de cobre permitem a passagem de água quente além de proporcionarem um acabamento lindíssimo, especialmente em banheiros.

#tubulaçãohidráulica #tubulaçãoelétrica #tubulaçãoaparente

58 visualizações