Buscar
  • construcorreformas

Qual piso de banheiro escolher e por quê?


O banheiro é uma área da casa que vem se tornando cada vez mais valorizada. O ambiente pode ser um espaço bonito e interessante também, apesar de não ser uma área social. Os revestimentos escolhidos para piso e parede, a pedra da bancada, as louças e os metais, juntos, estabelecem um estilo na decoração. Hoje a CONSTRUCOR foca nos diferentes tipos de piso que são possíveis para o espaço e que podem partir de base para o restante da decoração. São 7 opções para você se inspirar e escolher para o seu projeto, as quais detalhamos suas características de forma objetiva. Para maiores informações sobre preço e prazo, entre em contato conosco!

CIMENTO QUEIMADO

Qualidades: O cimento queimado é uma opção de piso interessante e moderno, com textura homogênea e sem emendas. O resultado costuma ser um ambiente descolado.

Vantagens: Por não ter emendas e ser um piso único, é de fácil limpeza. Pode ser utilizado tanto em áreas secas como em úmidas, permitindo uma integração visual dos ambientes. De forma geral, é uma excelente opção custo-benefício.

Desvantagens: Por ter um aspecto neutro, o resultado pode ser um ambiente frio e pouco aconchegante. Para isso, precisa ser bem decorado e aquecido com outros elementos.

Cuidado: Em seu aspecto natural, é comum que se formem fissuras com o uso do espaço. Vale lembrar que seu aspecto é mais rústico mesmo. Mesmo assim, é importante que seja aplicada a resina adequada que funciona como impermeabilizante para que o piso esteja bem protegido.

PISO DE RESINA (PORCELANATO LÍQUIDO)

Qualidades: O porcelanato líquido é uma resina aplicada no piso, com aspecto homogêneo e brilhante, lembrando o porcelanato, porém sem as juntas.

Vantagens: A principal vantagem é que o material pode ser aplicado em cima de pisos existentes, desde que a superfície esteja lisa e homogênea. Caso contrário, podem ocorrer imperfeições.

Desvantagens: Da mesma forma que o cimento queimado, esse piso não possui juntas e com a movimentação natural da laje, podem ocorrer fissuras. Apesar de ser um piso bastante higiênico e de fácil limpeza, os produtos a serem utilizados não devem ser fortes e não é permitido o uso de produtos abrasivos.

Cuidado: É importante que seja contratado um profissional especializado para fazer a instalação do piso. Às vezes, é necessário que seja feita a análise do piso antigo para que seja aplicado de forma correta.

LADRILHO HIDRÁULICO

Qualidades: O ladrilho hidráulico é um piso que possibilita diversos resultados em um ambiente. Existem diversas cores e estampas e o resultado pode ser único, com um desenho especifico para o local.

Vantagens: Se a ideia é trazer cor e personalidade, o ladrilho é uma das principais opções para ser aplicado no piso. Sua durabilidade é alta e por isso, pode ser aplicado tanto em ambientes internos, quanto em ambientes externos.

Desvantagens: por ser um piso feito peça a peça, de forma artesanal, sua produção costuma levar mais tempo e por isso, é necessário calcular esse tempo junto ao cronograma de obra, para que esteja alinhado. Também por conta da produção artesanal, não é um piso barato, ele tem seu custo também acima de outras opções mais tradicionais.

Cuidado: Para a limpeza, é importante utilizar-se apenas de água e sabão neutro, nada de produtos com químicas fortes pois essas podem corroer o piso.

PORCELANATOS E CERÂMICAS

Qualidades: Os porcelanatos e cerâmicas são o tipo de piso que tem mais opções de tamanhos, texturas, cores e valores no mercado. A gama de possibilidades é realmente grande e é um piso bastante prático.

Vantagens: É possível escolher dentre as opções do mercado um piso com excelente custo-benefício. Sua durabilidade é altíssima e a limpeza também é bastante fácil pois trata-se de um piso que não é poroso.

Desvantagens: O porcelanato é um revestimento cerâmico e em sua composição, não tem insumos que sejam bons acusticamente. Em ambientes grandes, o porcelanato pode reverberar bastante e influenciar na acústica do espaço.

Cuidado: Ao escolher um porcelanato com acabamento polido, ou seja, brilhante, é comum que esse brilho diminua com o passar do tempo. Nesses casos, cuidado para não aplicar qualquer produto sem saber ao certo o efeito. O ideal é chamar uma empresa especializada para revigorar o acabamento novamente.

MADEIRA

Qualidades: A madeira é um acabamento sempre atual, que dificilmente se enjoa. O resultado com ela presente em um espaço é bastante acolhedor.

Vantagens: O assoalho de madeira é muito durável e é possível que se tenha por muitos anos e que talvez não precise trocar em nenhum momento, a menos que enjoe.

Desvantagens: É necessário que se aplicar uma resina impermeabilizante, caso queira que o material dure mais tempo e não manche, pois a madeira tem um alto índice de permeabilidade.

Cuidado: De forma geral, é um acabamento que exige bastante cuidado ao longo dos anos e para manter com aspecto bem cuidado, é necessário que sejam feitos lixamentos depois de alguns anos, além do polimento do dia a dia.

PEDRA

Qualidades: Optar por pedra no piso é algo nobre e deve ser valorizado. Existem algumas opções mais rústicas e outras menos.

Vantagens: A pedra é uma opção muito resistente e de alta durabilidade. Com o passar do tempo e dependendo do tipo de pedra, pode ser feito um polimento que vai garantir que o aspecto volta a ser como era, com cara de novo.

Desvantagens: Se a pedra escolhida estiver em seu formato natural, o material é poroso e vai absorver facilmente, podendo manchar o piso. Por isso, alguns tipos de pedra natural não costumam ser indicados para piso.

Cuidado: Quanto mais natural estiver a pedra escolhida, mais porosa ela vai ser e consequentemente o perigo de manchar aumenta. Aplicar uma resina impermeabilizante pode ser uma boa saída.

SEIXOS E PLASTILHAS

Qualidades: Seixos e pastilhas são uma opção versátil do mercado. Podem ser encontrados em diversos tamanhos, modelos, cores e valores. O resultado é diferenciado, podendo ser mais colorido ou mais sóbrio também.

Vantagens: Os seixos e pastilhas são muito resistentes, podem ser aplicado em piso de áreas molhadas ou secas, mas combinam com as áreas molhadas.

Desvantagens: Por serem peças pequenas, a instalação deve ser bem feita para que não soltem com o passar do tempo. Nesse caso, é necessário que se tenha uma mão-de-obra especializada.

Cuidado: A limpeza desse tipo de acabamento deve ser mais delicada, principalmente no rejunte entre as peças. Por serem pequenas, são mais frágeis, apesar da alta durabilidade do material em si.

Fonte: Habitissimo

#reformadebanheiro #pisoparabanheiro

5 visualizações