Buscar
  • construcorreformas

10 ideias para inspirar a sua reforma


Sim, é possível renovar um imóvel sem gastar muito: basta planejamento e um pouco de criatividade. Mesmo com um orçamento modesto, você consegue dar cara nova à sua casa, ainda mais quando se trata de pequenas reformas. Está incomodado com algum ambiente? Parece que algumas coisas têm uma aparência mais velha e você quer algo mais moderno? Seja qual for o motivo, antes de mais nada, tenha sempre em mente que um bom trabalho é realizado com mão de obra competente, evitando assim dores de cabeça e gastos extras. Para ajudar, hoje a CONSTRUCOR separou 10 ideias para inspirar você, confira!

1 - Projeto com conceito aberto

Não é de hoje que muito se fala em ambientes integrados, mas o fato é que o conceito aberto é uma das melhores ideias para a reforma de casas pequenas. Derrubar algumas paredes e criar cômodos integrados facilita a circulação, cria um ar moderno e amplia os ambientes. O mais clássico é fazer uma cozinha americana, integrando-a com a sala de TV e/ou jantar. Assim, quem cozinha não fica isolado e a preparação das refeições torna-se um momento de confraternização. Fique atento quanto a escolha de cores, para que haja harmonia entre os ambientes.

2 - Uma parede de tijolinhos

Também não é uma novidade, mas você já reparou o charme que este material proporciona ao ambiente? Vários motivos podem ser atribuídos a isso: o toque rústico, a mistura de estilos rústico, moderno e industrial, sua cor e textura peculiares, entre outros. O melhor de tudo é que ela pode estar na sala de estar, na de jantar, no lavabo, em qualquer tipo de cozinha, na área da churrasqueira e até no seu quarto.

3 - Investir no papel de parede

O papel de parede é uma opção perfeita para aqueles que gostam de deixar a decoração com a sua cara. E assim como a parede de tijolinhos, ele é bem democrático e pode aparecer em diversos cômodos da sua casa. É importante só ficar atento na hora da sua escolha, para não exagerar no desenho. Tente manter um equilíbrio entre o traço e a cor e priorizar os modelos vinílicos ou adesivados, que são resistentes a respingos de água. A dica para calcular o número necessário de rolos é a seguinte:

  • divida a largura da parede pela largura do rolo;

  • depois, divida o comprimento do rolo pelo comprimento da parede;

  • então, divida o primeiro resultado pelo segundo.

  • Para papéis estampados: calcule de 10% a 20% a mais, assim o desenho de uma tira coincidirá com o da outra.

4 - Pintar móveis e armários antigos

Mudar a cor dos armários ou de um móvel antigo pode transformar o seu ambiente. Sabe aquele móvel que já está desbotado e sem graça? Ele pode ganhar vida nova e ficar muito mais tempo na sua decoração com uma boa passada de tinta. Uma opção barata e simples de renovar seu cômodo. Independente da escolha da cor, tenha certeza que vai criar um ambiente alegre e descontraído.

5 - Instalar um deck de madeira

Um agradável deck de madeira na área externa de casa enche os olhos, não é mesmo? Se esse é o seu sonho, não é tão difícil assim torná-lo realidade. Um deck de madeira é um ótimo lugar para relaxar durante todo o verão e um local aconchegante nas noites mais brandas do inverno, bom para ler um livro com cobertor. Apenas certifique-se que você compra bons materiais e mantenha uma boa manutenção do deck, seja ele de cobertura, de segundo andar ou térreo, para que ele fique bonito por mais tempo.

6 - Colorir portas

Você pode repaginar um ambientes do seu lar sem fazer grandes obras, trocando a cor da porta. Portas coloridas dão um destaque especial ao local onde estão inseridas e permitem um visual mais alegre e moderno. Para que a porta colorida ganhe o destaque que você deseja ela precisa estar em equilíbrio com toda a decoração do ambiente. Comece escolhendo o tom perfeito. Pense também no acabamento que pode ser fosco, acetinado, brilhante ou ultra brilhante. Só mais uma dica! Tintas de acabamento brilhante costumam ser mais fáceis de limpar. Ah! Também é possível adesivar a sua porta com papel de parede ou contact se você quiser deixá-la mais divertida.

7 - Transformar área externa em área gourmet

Que tal ter um espaço para preparar e desfrutar refeições em família ou com amigos? Então está na hora de transformar sua simples área externa em uma área gourmet, com churrasqueira. Se o seu espaço é reduzido, o recomendado é escolher peças na medida certa. Se você possui uma varanda gourmet aberta, o mais adequado é optar por móveis que não contam com tecidos ou que estes sejam impermeáveis.

8 - Trocar revestimento

Trocar o piso ou o revestimento da parede é uma reforma que muda bastante o seu cômodo, principalmente o banheiro ou a cozinha. Você pode fazer belas composições com mistura de duas cores, saindo do branco básico. O amarelo é uma cor que está bem na moda e fica lindo quando misturado com branco ou cinza. Fugindo do azulejo básico, você pode recorrer a formatos diferentes, como os hexagonais.

9 - Pintar azulejo

Se você quer evitar o quebra-quebra que uma troca de revestimento traz, você pode optar por pintar seus azulejos, sejam elas da cozinha, banheiro ou lavanderia. As tintas para pintura de azulejos são acrílicas ou de epóxi à base de água, ambas garantem resistência à umidade. Por isso, podem ser aplicadas em áreas úmidas. A tinta epóxi leva vantagem por ser mais durável e proporcionar boa aderência aos mais diversos tipos de superfície.

10 - Adesivo em azulejos

Não se preocupe, se você quer dar uma renovada nos azulejos, existe uma forma mais rápida, prática e sem quebra-quebra: os adesivos de azulejos. Uma mudança simples, porém de grande impacto, que pode ser aplicada na cozinha, banheiro, lavanderia ou qualquer outro ambiente da sua preferência. São diversos modelos com desenhos, cores e formas, para dar aquele toque novo. E sabe o melhor? O adesivo para azulejo é de fácil manutenção. Basta um pano úmido e pronto.

Fonte: Habitissimo

#reforma #conceitoaberto #parededetijolinhos

45 visualizações