Buscar
  • construcorreformas

Umidade em casa: que soluções existem?


O verão se despede e com o outono chegam as temperaturas mais amenas e úmidas, o que pode gerar mofo, manchas, mau cheiro e paredes estufadas. O maior problema é que isso nem sempre é visível a olho nu e acaba sendo detectado somente em uma fase bem avançada, danificando paredes, pisos, móveis e até mesmo estruturas. Antes de tudo, é preciso identificar as possíveis causas do problema e a partir daí um profissional capacitado saberá aplicar a melhor solução para reparar e acabar com os focos de umidade.

A CONSTRUCOR ajuda você a eliminar de vez esse problema! Mande seu e-mail para contato.construcor@gmail.com e agendaremos uma visita técnica sem compromisso.

Confira algumas dicas com fatores importantes que deverão ser considerados quando detectar indícios de umidade em casa.

Como identificar?

Alguns indícios de umidade fáceis de identificar:

  • manchas escuras,

  • mofo,

  • rachaduras,

  • mau cheiro,

  • formação de bolhas e descamação da tinta e do gesso.

Podem ocorrer em vários pontos da casa sendo mais comum nas paredes, principalmente nos rodapés, próximo das janelas, nos tetos e em alguns casos também no piso. Cada um desses focos pode ter uma origem e causa diferente e saber identificá-las ajudará a buscar uma solução correta e eficaz para o problema.

Umidade por condensação ou infiltração

  • Condensação: um problema superficial, acontece muito em banheiros e cozinhas. Sua principal causa é a falta de ventilação e iluminação natural.

  • Infiltração: atinge a estrutura do imóvel e requer uma barreira impermeabilizante realizada por um profissional. Pode surgir por algum problema estrutural no apartamento do andar de cima ou pela água da chuva que pode penetrar através de um telhado com vazamento, de rachaduras e fissuras na fachada, portas e janelas ou por capilaridade vinda do solo.

Como evitar?

Impermeabilize:

  • Áreas externas: paredes, lajes, varandas, cisternas, lavanderias e todas as áreas da casa que estão expostas aos intempéries.

  • Estruturas: fundações, vigas, contra-piso, muros, paredes e todas as partes da casa que possa estar em contato com a umidade do solo.

  • Paredes internas: paredes de divisa, entre banheiros ou cozinhas e outros cômodos da casa e também nas junções entre a parede e o piso ou entre a parede e as portas e janelas.

Revestimentos para combater a umidade

Revestir as paredes pode ser um bom artifício para afastar a umidade. Primeiro o ambiente deve ser analisado e o foco de umidade deve ser eliminado com o tratamento adequado, após essa etapa pode-se investir em algum tipo de revestimento como os tijolinhos, cerâmicas, azulejos 3D ou pedras tanto para decorar quanto para proteger as paredes.

E se a umidade vier do solo?

A impermeabilização da fundação deve ser feita ainda na fase de construção para evitar que as estruturas da casa fiquem em contado direto com o solo. Na falta dela ou no caso de uma impermeabilização deficiente será necessário contratar os serviços de um especialista e realizar uma intervenção na estrutura para solucionar esse problema: Para solucionar um piso com indícios de umidade é necessário agir no contra-piso. Outra solução que pode ajudar a evitar a umidade nos ambientes é escolher o piso frio como revestimento.

Ventilação e iluminação

Contar com uma ventilação e iluminação deficiente ou até mesmo falta de janelas nos ambiente é um fator determinante para fazer com que a umidade se instale nos cômodos da casa. Por esse motivo é muito importante prever, seja em um projeto de construção ou de uma reforma, a inclusão de janelas e aberturas suficientes que promovam uma ventilação cruzada renovando o ar e permitindo a entrada da luz do sol.

Como evitar umidade na fachada?

O problema de umidade também pode afetar o aspecto da fachada da casa, por meio de capilaridade ou infiltração (já mencionada anteriormente).

  • Capilaridade: deve-se atentar para a impermeabilização da fundação e também investir em outros recursos que podem ajudar a afastar o mofo das paredes como a textura ou revestimentos como pedras e cerâmicas que além de decorar criam uma barreira protetora contra a água da chuva.

Exaustores na cozinha ou no banheiro

Promover uma ventilação eficiente na cozinha e no banheiro é algo essencial, pois ambos são ambiente da casa com grande concentração de umidade. Se a sua cozinha ou banheiro não há grandes aberturas, uma boa alternativa é instalar exaustores. Esses aparelhos quando acionados fazem com que os vapores e o ar úmido sejam expelidos para fora do ambiente diminuindo amenizando a umidade do espaço.

Ar-condicionado resolve?

O ar-condicionado também pode ser um grande aliado na missão de amenizar os efeitos da umidade dentro de casa. Alguns modelos trazem entre suas funções a opção "desumidificador" que pode ser utilizada em dias muito quentes ou chuvosos durante algumas horas ajudando assim a combater a umidade.

#umidade #impermeabilização #mofo

14 visualizações