Buscar
  • construcorreformas

Cobogós: um toque de brasilidade para fachadas e divisórias


Mais uma vez a Construcor traz para você um ideia maravilhosa para ser aplicada na sua reforma ou na sua construção. Hoje iremos apresentar os Cobogós! Um elemento vazado que pode ser utilizado de várias maneiras e finalidades. Vamos conferir?

E não esqueça de mandar seu email para gente contato.construcor@gmail.com para que possamos fazer o seu orçamento ;)

O nome não é tão familiar e soa como uma palavra africana, mas é brasileiríssima. Apesar da ortografia estranha, o cobogó é um bloco vazado de origem pernambucana que marcou presença na arquitetura modernista brasileira e, agora, voltou com força total e repaginado na decoração de interiores. A função do acabamento é possibilitar maior ventilação e luz natural em determinado espaço em um apartamento ou em uma casa, além da sua aplicação em fachadas.

A sua utilização é diversificada e pode ocupar o lugar de uma parede tradicional, principalmente na divisão de ambientes. O bloco vazado é uma inspiração que veio da arquitetura árabe no Brasil. O movimento começou em Recife, com três engenheiros, e foi batizado a partir das iniciais de seus sobrenomes: Amadeu Olibeira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes. Assim nasceu o CO-BO-GÓ, uma homenagem aos seus idealizadores.

Inicialmente, os cobogós eram feitos apenas de cimento. Hoje, o bloco pode ser encontrado em uma variedade de materiais: mármore, vidro, cerâmica, plástico, resina, concreto, metal ou madeira, e até em peças de design. É um item eclético para qualquer tipo de projeto.

O cobogó se torna interessante porque permite que a luminosidade de transpassar pelos ambientes da casa e, além disso, seus desenhos permitem que a luz do sol, se incidindo diretamente, crie desenhos e padrões nas paredes e no chão, criando um efeito diferente e muito bonito.

Se você procura um item decorativo criativo para dividir ambientes, por exemplo, o cobogó pode ser a melhor opção, pois além de super charmoso, evita que a luminosidade se perca totalmente. Assim, você consegue separar as áreas da casa, aproveitando a luz das janelas.

Onde usar Cobogó

Como já dissemos, o cobogó era comumente usado em fachadas, porém, hoje, se tornou um elemento decorativo e você pode usá-lo em praticamente qualquer ambiente da sua casa. Os cobogós são capazes de deixar o quarto mais interessante, a sala mais criativa e a cozinha mais iluminada, quando esta aproveita a luminosidade da lavanderia, por não ter janela própria.

Se você não tem hall de entrada em casa, mas gostaria de criar um, uma parede de cobogós pode ser uma solução simples e de baixo custo para criar esse pequeno ambiente na entrada, criando um ar de mistério para os convidados e separando a porta da sala de estar.

Outro lugar em que você pode usar o cobogó de forma super original são os corredores da casa: normalmente lugares monótonos e sem graça, com a cor e a aparência não usual das peças vazadas, vai se tornar uma área super aconchegante e criativa.

Por isso, veremos agora alguns ambientes com aplicações charmosas e inspiradoras.

#cobogó #elementovazado #divisória

148 visualizações