Buscar
  • construcorreformas

Sanca de Gesso: veja quais os tipos de sanca e inspire-se com nossa seleção de fotos.


As sancas de gesso são uma ótima opção para deixar a sua residência com um aspecto moderno. Elas são feitas como um acabamento com o material de gesso entre a parede e o teto, podendo atuar em conjunto com a iluminação do ambiente. Um projeto com a utilização de sancas de gesso pode ser personalizado conforme o espaço e o resultado que se deseja obter.

O uso das sancas de gesso pode ser feito em praticamente qualquer tipo de ambiente. Tornou-se popular por ser fácil, prático e com um custo de investimento baixo. Recomendamos o seu uso para tornar um cômodo mais sofisticado, destacado, com iluminação diferenciada e atraente.

Tipos de sancas de gesso

Atualmente existem diversos tipos de sancas de gesso, cada um com suas características específicas de aplicação e de uso. Veja as principais diferenças entre elas:

Sanca aberta

A sanca aberta tem um acabamento na lateral, deixando um espaço aberto na parte central. Este modelo permite uma iluminação indireta com o uso de luminárias embutidas.

Esse modelo é trabalhado de modo a ser aberto na parte central, e pode ganhar iluminação interna para criar um ponto de luz indireta e deixar o ambiente mais aconchegante.

A decoração do lavabo segue a tendência cheia de estilo e com curvas, e para o teto não poderia ser diferente. A abertura tem linhas arredondas no gesso e iluminação indireta que dá toque mais sofisticado ao espaço.

Na sala de jantar, o acabamento no teto é uma tendência mais moderna com linhas retas e que segue o mesmo formato da mesa de jantar. O trabalhado em forma quadrada tem iluminação interna e amarela, que deixa a área das refeições mais aconchegante.

Para a sala de TV a aposta foi por um acabamento curvo com iluminação embutida, o que dá sensação de movimento ao ambiente. O design em estilo de ondas não precisa ser reproduzido no ambiente, e pode ficar apenas para a decor do teto.

Na decoração da sala de apartamento pequeno, a estratégia para dar amplitude ao ambiente foi apostar na iluminação. Para isso, o acabamento com gesso e abertura central foi ideal, já que permite iluminação indireta e direta com os spots laterais.

Neste projeto de closet feminino a aposta foi pelo design moderno com a área central aberta, e para dar ainda mais charme o forro foi revestido com papel de parede que ficou visível.

Veja mais exemplos de sancas abertas:

Sanca fechada

A sanca fechada não possui um tipo de abertura. Portanto, a iluminação só pode ser feita diretamente, através de pontos de luz como os spots. Como o próprio nome já diz, este tipo de acabamento não tem aberturas e por isso a iluminação costuma ser embutida através de sposts que são instalados na moldura.

Com acabamento bem mais simples, a moldura que liga o teto e as paredes tem menos detalhes e fica ótimo para quem quer dar estilo clean a decoração. A iluminação feita através de luzes embutidas com forma quadrada deixam o design ainda mais moderno.

Na sala de jantar, o projeto tem o detalhe do teto todo fechado e com diferentes alturas, o que dá características mais trabalhadas e destaque para o lustre de cristal que fica sobre a mesa.

Para expressar modernidade, a sala de jantar segue o design com linhas retas que pode ser visto no formato da mesa e no trabalho com gesso, que é composto por uma moldura lateral e uma central que serve de apoio para o lustre.

A ideia também pode se estender para o quarto de casal moderno. O acabamento segue a linha minimalista, e por isso os detalhes são em menor grau. E que mesmo assim deixam o espaço lindo! Confira mais fotos de sancas fechadas:

Sanca invertida

A sanca invertida tem características semelhantes com a sanca aberta. A diferença é que a abertura é invertida e se dá em direção as paredes ou janelas. Recentemente, este modelo tem se tornado mais popular. O próprio nome já dá uma pista de como é este tipo de acabamento. O gesso é trabalhado como a versão aberta, mas ao invés de ter a iluminação no centro, a abertura é direcionada para as paredes, de modo a dar destaque a uma superfície vertical.

Para o quarto de casal o teto branco sem detalhes tem a valorização das aberturas laterais com iluminação embutida, que garante luminosidade suave e indireta para o ambiente.

Nesta decoração de sala, o papel de parede é um dos pontos de destaque e neste caso o revestimento se estendeu por parte do forro e ganhou a luminosidade das lâmpadas embutidas que ficam na sanca invertida.

A sala branca e com poucos detalhes de cor é linda, e para manter a harmonia no projeto todo, a aposta foi por colocar iluminação embutida nas laterais do acabamento de gesso e alguns sposts visíveis para aumentar a iluminação do ambiente.

Para este projeto, a parede revestida com madeira é um ponto forte para a decor, e por isso vale se inspirar no acabamento invertido, mas com abertura para apenas uma das superfícies verticais, de modo a aumentar o foco do olhar para a parede trabalhada.

Para criar um espaço relaxante no banheiro e poder relaxar na hidro, a luz indireta é uma ótima escolha e foi a opção para esta proposta, que tem o teto de gesso com sanca aberta nas laterais. Veja mais fotos inspiradoras de sancas invertidas:

A Construcor realiza todo projeto estrutural de sua reforma, realizando seus desejos. Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

#sanca #gesso #forro #sancaaberta #sancainvertida #sancafechada #sancadegesso

775 visualizações