Buscar
  • construcorreformas

Sacadas pequenas e bem aproveitadas


Um fato inegável da vida moderna: os apartamentos estão cada vez menores e suas sacadas também. Se você faz parte do time que acredita que é impossível aproveitar uma sacada pequena e deixá-la com a sua cara, está na hora de rever seus conceitos. Engana-se quem acha que uma sacada, muitas vezes minúscula, não pode se tornar um espaço aconchegante, perfeito para aproveitar um pouco de ar livre, mesmo nas grandes cidades. Inspire-se com as ideias que selecionamos para você e comece, o quanto antes, a decorar sua sacada!

Prateleira ou nichos

Assim como em muitos cômodos da casa, nichos e prateleiras também são bem-vindos (e úteis) na sua sacada. O lado positivo é que ambos têm a capacidade de aproveitar o espaço sem prejudicar na circulação do ambiente. Na foto acima, o cantinho da parede abriga vasinhos de plantas e, ao mesmo tempo, peças decorativas. Para arrematar, um banco de madeira, que ocupa todo comprimento da sacada, com almofada de cor neutra. Simples e charmoso!

Marcenaria sob medida

A marcenaria sob medida é uma grande aliada em espaços pequenos. Quem pensa que a madeira fica bem apenas no piso, se engana! No projeto acima, a parede da sacada foi revestida com a mesma madeira do banco, em formato L. O estofado neutro, com o azul-marinho das almofadas, combinado com a madeira, funciona muita bem. Para completar, temos um garden seat branco, que pode servir de banco ou como mesinha de apoio.

Pallets e almofadas coloridas

Os pallets são muito versáteis e se bem planejados rendem projetos muito bonitos. O melhor de tudo é o baixo custo dessas soluções, eles valem cerca de R$ 24 cada (no tamanho padrão de 1 x 1,20 x 0,14 m). Na sacada acima, o piso frio virou um mini deck feito com madeiras de pallet envernizado e uma pequena parte de pedras, que poderiam ser substituídas pelas de cor branca. Para completar, o tecido estampado e colorido das almofadas, combinado com o vermelho, dá um toque muito especial.

Com churrasqueira

Sua sacada pode ser compacta e ao mesmo tempo ter uma churrasqueira, acredite! No projeto acima, a varanda tem pequenas dimensões, mas é cheia de estilo. A grande vantagem é que com a sacada fechada com vidro, a churrasqueira pode ser usada durante o ano inteiro. Os móveis podem tranquilamente acomodar amigos para comer churrasco ou para bater papo ou se o proprietário quiser apenas ler um livro consegue também. O piso de madeira traz aconchego necessário ao local.

Mesa contínua ou aparador

Observe que funcional essa mesa contínua de madeira, grudada na grade da sacada. Além de otimizar o espaço, a mesa dessa forma pode ser ótima para refeições rápidas ou até mesmo como aparador. O piso parquet também é um charme e combina perfeitamente com os garden seats na cor azul petróleo.

Sacada que virou home office

E se o espaço da varanda for fechado? Não há problema algum, você também pode ocupá-lo da melhor forma e decorá-lo de uma maneira especial. No projeto acima, a sacada fechada, anexa ao ambiente, era pouco usada, então a proprietária decidiu montar ali um escritório. Um toque de cor, algumas prateleiras de madeira e uma cadeira deram conta do recado.

Jardim vertical

Feitos para amenizar a falta de espaço, os jardins verticais têm conquistado espaço nos lares e são super indicados para apartamentos e locais com metragens compactas. Você pode cultivar flores ou até mesmo temperos de cozinha. Aposte no verde e use a sua criatividade! Seja em vasos, em trepadeiras, jardins verticais ou pergolados. Na foto acima, prateleiras de madeira abrigam vasos coloridos, de cores diferentes, mas de um mesmo padrão.

Não exagere nos itens!

Fonte: Habitissimo

Evite dores de cabeça! Os especialistas fazem uma observação importante: tenha cuidado com o que você vai colocar na sacada. Colocar cadeiras e uma mesa de jantar, tudo bem. É leve, pesa menos do que uma pessoa e ocupa um espaço enorme. Mas plantas imensas, coqueiros, piscinas para crianças com muita água, tudo isso pode pode ajudar a abalar a estrutura do local. O Código Residencial Internacional exige que varandas sejam capazes de suportar cerca de 20 kg a cada 0,09 m². Sacadas são obrigadas a suportar 30 kg por cada 0,09 m².

E não se esqueça: faça o seu projeto, reforma e construção com quem entende! Evite dor de cabeça e não desperdice o seu dinheiro. Entre em contato com a Construcor.


12 visualizações